segunda-feira, 26 de abril de 2010

What is it about Alice?


Alice trouxe às salas de cinema boa parte do público que em algum momento durante a infância viu o filme, e não entendeu. Nenhum outro clássico infantil requer tantas explicações como Alice no País das Maravilhas. A história, escrita por Lewis Caroll no século 19 abriu margem à discussões e interpretações que ainda estão à tona. Alice foi tema de poemas, estudos acadêmicos e filmes adaptados de um texto que encanta tanto crianças quanto adultos.

O que é bastante explícito, é a correlação entre os diálogos e acontecimentos da história e o mundo dos sonhos. Um mundo muito particular, onde é difícil dividir e descrever as histórias sonhadas.“O que um corvo tem a ver com uma escrivaninha?”, se questiona insaciavelmente o Chapeleiro. Frases e imagens sem sentido no mundo racional, são bem comuns quando estamos adormecidos.

Se tivéssemos sonhado com uma passagem em Wonderland, como poderíamos descrevê-la? “Hoje eu sonhei que caí em um buraco, e enquanto eu caia, eu passava por livros, talheres e até por um piano. Aí tinha um gato que sumia e aparecia e também uma rainha, e ela tinha um exército, feito de cartas de baralho...”.

Nunca conseguimos transferir, em um relato, tudo que sentimos e vivemos durante os sonhos. Quando colocamos em palavras, não parece nada interessante. Talvez a história de Alice ainda exerça fascínio por conseguir nos levar de volta àquele mundo que visitamos apenas quando dormimos.
 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não teria conseguido; mas, se eu tivesse que tentar, gostaria de ter escrito exatamente o que escreveste. Concordei com tudo... Eu acho que o autor teve essa capacidade por tanto ter que delirar acordado. Sabia que ele era matemático? Quer gente mais louca do que alguém que vê números em tudo? Quando eu estava estudando matemática, no início do ano, resolvi um problema de raciocínio-lógico de um livro chamado "Alice no País dos Enigmas". O autor é outro matemático, mas a Alice é a mesma. Tenho que tirar meu chapéu para o pessoal dessa área... Alice no País das Maravilhas é só uma amostrinha do universo criativo deles.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! O texto. A ideia. O nome. O layout clean. Adorei mais ainda que tu virou Blogueira! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo! Total!
    Muito bom, amiga!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir